Marketing digital Brasileiro X Americano

O marketing digital brasileiro se diferencia um pouco do americano. Afinal, o Brasil possui costumes diferentes que os países americanos. Isso faz com que haja algumas diferenças em uso de palavras e foco de marketing.

A cada dia que passa, novas empresas adentram a internet e aproveitam as facilidades que o mercado do marketing digital tem a oferecer.

 Marketing digital Brasileiro X Americano 1  O Brasil é dominado totalmente pelas grandes empresas como Americanas, Walmart, Ponto Frio, entre outras… Se você pensar, vai perceber que essas empresas dominam totalmente a parte de eletros no mundo digital e até no físico. Já nos Estados Unidos, o foco é as microempresas. Os profissionais do marketing digital querem trabalhar nas microempresas e ajudá-las a crescer. Isso é uma grande diferença entre o marketing digital brasileiro e o americano.

Mesmo que o Brasil está um pouco mais atrasado no marketing digital, ele está bem avançado. As campanhas de marketing estão sendo todas bem feitas, os materiais de marketing estão todos com design atual e essa área no Brasil tende a crescer muito. Eu diria que o marketing brasileiro não é melhor nem pior que o americano, é só diferente. Aqui são utilizadas técnicas que nos Estados Unidos não daria certo e vice versa.

Claro, nós temos muitas coisas a aprender com os americanos, afinal, eles, o Estados Unidos por exemplo é líder na compra e venda de produtos pela internet. A população americana já entendeu que comprar pela internet e viver modernamente é muito mais fácil. Não é a toa que eles são um dos países mais tecnológicos do mundo.

Bom, mas não importa… O nosso foco aqui é mostrar as diferenças entre o marketing digital brasileiro e o americano. Portanto, vou apresentar algumas técnicas que os profissionais do marketing digital gringos utilizam para obter tanto sucesso assim. Vou apresentar 5 diferenças entre o marketing digital brasileiro e o americano.

Diferenças entre o Marketing Digital Brasileiro e o Americano

• Os americanos valorizam mais a prática do que a teoria

Se tem uma coisa que eu nunca gostei é de teoria. Em minha opinião a teoria não tem valor nenhum, já que a prática é o que realmente importa. Pois é colocando a mão na massa que a gente realmente aprende.

Os profissionais do marketing digital americanos fazem acontecer para depois explicar como fizeram. Lá é muito comum vermos histórias do tipo “Eu errei ali, acertei aqui e tudo deu certo, hoje sou rico”.

Lá é assim que funciona, a prática é valorizada. Em uma entrevista de emprego, eles não vão perguntar coisas técnicas, eles vão te dar testes dar marketing digital para você mostrar o que  sabe fazer.

Então uma dica muito valiosa para os marketeiros brasileiros é arriscar e não se preocupar com a teoria.

• Os profissionais mais experientes são valorizados

No Brasil, como a tecnologia chegou atrasada, não são muitas pessoas com idade mais avançada que entendem de marketing digital, por isso a maior parte dos marketeiros brasileiros são jovens de até 28 anos.

Já na América, os profissionais de marketing mais valorizados são os que já possuem muita experiência na área.

• Os americanos fazem estratégias

 Marketing digital Brasileiro X Americano 2   Aqui no Brasil, os marketeiros acham que as técnicas de marketing de antigamente não podem ser mais utilizadas hoje em dia, pensam que elas devem ser renovadas. O principal fator de marketing antigamente era propor uma estratégia. Os profissionais de hoje em dia já não ligam para estratégia, eles buscam o padrão e fazer o que a maioria faz.

Os americanos sempre estabelecem uma estratégia de marketing para alcançar o público correto, obter mais lucro, entre outras coisas. Você pode estar lendo também (Marketing de conteúdo)

• Os profissionais americanos são unidos

Existem diversos pontos do marketing digital como Facebook Ads, Adwords, SEO, etc…

Aqui no Brasil a maioria das exigências realiza apenas um desses trabalhos e deixam outra parte do serviço para outra agência.

Isso faz com que haja uma desunião e um desencontro entre as agências, já que elas não pensam da mesma maneira. Quem sai no prejuízo é o cliente.

Nos Estados Unidos, uma agência realiza todos os tipos de marketing digital.

• Os profissionais americanos se profissionalizam em “um nicho”

Os profissionais americanos tentam saber apenas um nicho e tornar-se expert neles. Diferente dos profissionais brasileiros que fazem serviços de marketing para diversas lojas, prestadoras de serviços, entre outras nada iguais.

Já os marketeiros dos Estados Unidos buscam trabalhar com apenas um tipo de empresa e oferecer o melhor serviço a ela. Mas claro que os brasileiros que estão começando e desde já estão se preocupando com a maneira correta de se trabalhar no marketing digital, terão todas as chances de se destacar  e fazer sucesso.

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:

Olá ! Tudo bem? Sou a Graça Alves e moro em Minas Gerais. Desde que me tornei mãe, comecei a procurar um meio de como trabalhar em casa e ser eu mesma a babá de meus filhos. E aqui estou...EMPREENDENDO NO LAR e começando uma nova vida no mundo digital. Pra muitos isso é loucura total. Mas para mim é um sonho que já está sendo realizado e se eu não seguisse o que dizia o meu coração, para eu tomar uma decisão, nesse momento da minha vida, eu jamais saberia o resultado.Tenho fé em Deus, acredito nos meus sonhos e também no método que aprendi e estou colocando isso em prática a cada dia...Assim veio a oportunidade de fazer parte desse projeto: "Social Fórmula Top". Além de ter um blog pronto, com toda estrutura para trabalhar a parti de casa, colaboro também em várias causas sociais. Uma delas é divulgar pessoas desaparecidas, que é o objetivo principal da SFT.Clique aqui e junte -se a nós, blogueiros com o coração !


ATENÇÃO: O meu blog utiliza Copyscape Premium, um serviço de detecção e notificação automática de plágio, por favor pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website antes de duplicar o meu conteúdo.